O levantamento Forest Declaration divulgado nesta semana para ser documento de r…


O levantamento Forest Declaration divulgado nesta semana para ser documento de referência durante a COP mostra que o Brasil perdeu mais de 2,33 milhões de hectares em 2021, liderando o desmatamento no ranking mundial.

Outra importante pesquisa internacional, a da Global Forest Watch, estimou que o Brasil é responsável por mais de 40% das florestas tropicais destruídas de todo planeta no ano passado.

Os dados internacionais escancaram para o mundo que a situação ficou completamente fora de controle durante toda a gestão de Jair Bolsonaro, com um aumento do desmatamento em 76% nos últimos três anos. O Pará é o estado que mais tem sido desmatado na Amazônia Legal.

Que afastemos essa mentalidade ultrapassada de exploração de recursos primários e destruição do nosso próprio país. A cultura da destruição não tem saída, isso já é evidente com a crise climática. O mundo ainda está enfrentando uma pandemia e o risco de surgimento de novos vírus e superbactérias com mais desmatamento já foi comprovado. Para enfrentar esses desafios do século XXI e garantir um futuro para nossos filhos e netos, precisamos de uma grande mudança na forma como vivemos no planeta.

POR QUE PRECISAMOS PROTEGER A AMAZÔNIA VIVA?
– A Amazônia desempenha papel fundamental no ciclo da água do Brasil, regulando as chuvas e o clima;
– Se a área desmatada continuar crescendo, o ciclo hidrológico da floresta e o serviço ambiental por ela prestado será interrompido. Como consequência, a Amazônia já sofre um processo de desertificação assim como as regiões centro-oeste e sudeste.
– Sem a Amazônia, teríamos um clima inóspito em grande parte do país;
– A floresta primária guarda muito mais que árvores, sendo casa de fauna e flora únicas, além de milhares de povos da floresta. Que olhemos para a Amazônia como nossa maior riqueza, buscando integração entre saberes e tecnologias.
– A floresta presta serviços ambientais, guarda alimentos, curas, fontes de minerais, vitaminas, proteínas e energia.
– A floresta viva guarda informação, o povo da floresta guarda conhecimento.

Saiba mais:
Desmatamento global está longe das metas de redução acordadas na COP26, aponta levantamento – G1: http://glo.bo/3DBoZDM



Instragram

15 comentários em “O levantamento Forest Declaration divulgado nesta semana para ser documento de r…

Fechado para comentários.