EDITORIAL | É imperativo que Bolsonaro volte ao país, para ser julgado e preso p…
EDITORIAL | É imperativo que Bolsonaro volte ao país, para ser julgado e preso por seus crimes. E para que cada um dos criminosos que tentaram dar um golpe neste domingo, 8 de janeiro de 2023, seja identificado, encontrado, julgado e punido. Não podemos permitir que o ar nos seja roubado mais uma vez.
Se o golpe não pôde ser consumado, ele já serviu para atrasar todas as ações e debates urgentes do Brasil. Até posses de ministros, como a de Sonia Guajajara no novo Ministério dos Povos Indígenas, tiveram que ser adiadas. A situação de catástrofe devido à invasão de garimpeiros nos territórios Yanomami, Munduruku e Kayapó, entre outros, continua se agravando a cada dia. Ameaçados de morte por grileiros, como o líder camponês Erasmo Theofilo, a quilombola Natalha Theofilo e suas quatro crianças pequenas seguem refugiados para não serem mortos. Bolsonaro e o bolsonarismo continuam tentando – e conseguindo – sequestrar o tempo e nos submeter ao seu cotidiano perverso para que sigamos apenas reagindo. É preciso retomar o controle do debate e dos dias.
Nós, de SUMAÚMA, sempre repetimos que, vencida a catástrofe, enfrentaríamos o muito difícil. É hora de seguir lutando como floresta: em pé. Não permitiremos anistia para criminosos de Estado.
Leia a íntegra do editorial de SUMAÚMA, assinado por Eliane Brum, sobre a tentativa de golpe dada por bolsonaristas neste domingo. Link na bio.
Foto: Edison Bueno/Estadão Conteúdo.
Se você achou este conteúdo importante para a vida das gerações futuras, apoie SUMAÚMA, para que possamos fazer mais nas próximas edições: link na bio.
#sumaumajornalismo #brasil #golpe #politica #governo #governolula #brasilia