Ahommm…
IniciativasInstagramServiços

Levantamento inédito da organização Global Witness (@global_witness) revela que …


Levantamento inédito da organização Global Witness (@global_witness) revela que um a cada três bois comprados por JBS, Marfrig e Minerva de fazendas localizadas no Cerrado mato-grossense foi criado em área desmatada para virar pasto.

Os dados levantados pela Global Witness em Mato Grosso são sintomas de um problema maior: o Cerrado é o bioma mais devastado pelo avanço do agronegócio no Brasil. Além do gado de corte, monoculturas de larga escala como soja, milho e algodão produzem sucessivos recordes de desmatamento. Em novembro de 2023, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) divulgou que o Cerrado brasileiro perdeu impressionantes 11 mil quilômetros quadrados de vegetação entre agosto de 2022 e julho de 2023. É uma área equivalente a duas vezes o tamanho do Distrito Federal, que possui 5,76 mil quilômetros quadrados.

“A Amazônia possui proteções legais que o Cerrado não tem. Portanto, acreditamos que fazendeiros que atuavam na Amazônia estão se deslocando para áreas no Cerrado. Essencialmente, eles estão deslocando o problema”, diz Veronica Oakeshott, chefe de campanhas florestais da Global Witness, em entrevista a SUMAÚMA.

Leia mais em sumauma.com ou no link da bio sobre o Cerrado, o bioma sacrificado.

Reportagem: Rafael Moro Martins
Fotos: Marizilda Cruppe/Greenpeace, Amanda Perobelli/Reuters
Infográfico: Rodolfo Almeida/SUMAÚMA



Instragram