Um estudo inédito divulgado na revista Nature afirma que a Terra se aproxima de …


Um estudo inédito divulgado na revista Nature afirma que a Terra se aproxima de um ponto de inflexão: em quase todos os indicadores de “saúde ambiental” do planeta, a situação se aproxima de um cenário que ameaça a sobrevivência da humanidade e de outras espécies naturais.

A pesquisa realizada pela Comissão da Terra explora o conceito de “limites planetários” e o atualiza pela ótica da justiça ambiental e climática. A justificativa dos autores é de que uma análise baseada apenas em aspectos de segurança, como vinha sendo feito, considera apenas as preocupações com a sobrevivência humana no planeta. A inclusão da justiça nessa análise permite um estudo mais abrangente e real sobre os efeitos das crises ambientais não apenas sobre a humanidade, mas em todas as demais.

“Nosso médico diria que a Terra está realmente muito doente em muitas áreas, e isso está afetando quem vive nela”, observou Joyeeta Gupta, da Universidade de Amsterdã e co-presidente da Comissão da Terra. “Devemos abordar não apenas os sintomas, mas também as causas”.

https://climainfo.org.br/2023/05/31/limites-ambientais-estao-no-limite-da-sobrevivencia-das-especies-naturais-alerta-relatorio/




Facebook