No sábado, 15 de abril, durante a Vigília da Oralidade, lançamos o livro “Umbigo…


No sábado, 15 de abril, durante a Vigília da Oralidade, lançamos o livro “Umbigo do Mundo – Mitologia, Ritual e Memória Baniwa Waliperedakeenai” de Francy Fontes Baniwa Hipamaalhe @francybaniwa e Francisco Fontes Baniwa, ilustrado com 70 pinturas de Frank Baniwa.

O livro é uma versão revisada da dissertação de Francy Baniwa, defendida no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional UFRJ. O objetivo principal foi escrever, transcrever e traduzir as narrativas míticas baniwa segundo seu pai, Francisco Fontes.

“Esta pesquisa surgiu da minha inquietação diante de textos escritos por antropólogos não indígenas, que chamaram os ‘animais sagrados’ de ‘flautas sagradas’, ‘feitas de paxiúba e tocadas pelos homens’ — hoje digo e afirmo que se trata de ‘animais sagrados’ vivos, como veremos nas narrativas. Não são instrumentos tocados ou soprados pelos homens; eles não são flautas. Os animais sagrados são, na verdade, animais vivos e com poderes de outros mundos. É verdade que há grandes mistérios em torno disso, mas temos uma facilidade de compreensão sobre tudo o que está ao nosso redor a partir de nossas vivências.”
Francy Baniwa

O livro foi publicado pela Dantes editora @dantes_editora e está disponível para venda.
Os participantes da Comunidade Selvagem têm um desconto de 25% na compra do livro. Para receber o cupom, escreva para comunidade@selvagemciclo.com.br, mencionando o grupo da comunidade que você está inscrito.

Agradecemos a Idjahure Kadiwel @idjahure pela impecável preparação do texto.

Para saber mais, acesse o link na bio ou: dantes.com.br/

As fotos foram realizadas em Assunção do Içana durante a preparação do texto para publicação

#selvagemciclo #danteseditora #francybaniwa



Instragram