Hoje celebramos o Dia Mundial da Água! Para comemorar este dia, trouxemos uma …
Hoje celebramos o Dia Mundial da Água!
Para comemorar este dia, trouxemos uma informação muito importante sobre a origem da água que passa pelos nossos manguezais, rumo a Baía de Guanabara.
A Serra dos Órgãos possui montanhas que servem de “reservatório natural” de água, que atuam na captura, armazenamento e liberação de água em cursos d’água. Por isso, a Serra é considerada o berçário da água, porque é nela que alguns afluentes nascem e atravessam o território das nossas Unidades de Conservação por meio de córregos, riachos e rios, passando pelos manguezais conservados pela APA Guapimirim e ESEC da Guanabara, desaguando na Baía.
A vegetação e o fluxo contínuo, faz com que os nossos manguezais fiquem mais sadios e garante maior qualidade para a água livrando-a de impurezas, e assim mantém o berçário de vida que são os manguezais da APA de Guapi-Mirim e ESEC da Guanabara.
O rio Soberbo é um exemplo dos rios principais que nascem no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e deságua na Baía de Guanabara por meio do rio Guapi-Macacu, atravessando o território das nossas Unidades de Conservação, que além de sua importância ecológica, confere uma beleza cênica ao recôncavo da Baía.
Alertamos que as tempestades como a prevista para este final de semana podem acelerar o escoamento da água, levando a enchentes e danos às margens dos rios. Portanto, é importante adotar medidas de prevenção e gestão de riscos para minimizar esses impactos nos rios. Os manguezais regulam o fluxo da água dos rios e reduzem o impacto das tempestade nessas áreas. As Unidades de Conservação auxiliam a regular os fluxos de água e reduz o impacto que grandes chuvas causam.
A água nos une, o clima nos move
#mosaicocentralfluminense #apaguapimirim #esecguanabara #parnaso #baiaguanabara #icmbio #rj #aáguanosuneoclimanosmove