Nosso Sextou Amazônico de hoje é uma história em quadrinhos que traz a voz do Pa…


Nosso Sextou Amazônico de hoje é uma história em quadrinhos que traz a voz do Pacu Seringa, morador da Volta Grande do Xingu, no Pará, Amazônia brasileira. Ele conta o que presenciou, de dentro do rio, desde a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte: o barulho, a luz artificial, a mudança da cor da água, seus parentes nascendo deformados e não conseguindo mais ter filhotinhos, as dificuldades de se alimentar.

A história foi desenvolvida por Sara Lima @rodrigueslimasara7 , jornalista-rio, pescadora, ativista e participante do Micélio, programa de coformação em jornalismo de SUMAÚMA. Para fazer o roteiro, ela entrevistou cientistas-pescadores, que conhecem de perto a realidade dos peixes da região, e contou com a assessoria científico-acadêmica de Jansen Zuanon, biólogo e um dos maiores especialistas em ecologia de peixes amazônicos. Os quadrinhos foram feitos por Pablito Aguiar @pablito_aguiar , que também dá vida ao @guaribasumauma.

Leia em sumauma.com ou no link na bio a história completa. E compartilhe o grito do Pacu Seringa!

Para saber mais sobre o Micélio e ler outras histórias dos participantes, clique aqui: https://sumauma.com/category/micelio/



Instragram