“Cadernos Vegetais” reúne publicações realizadas por diferentes grupos, pessoas …


“Cadernos Vegetais” reúne publicações realizadas por diferentes grupos, pessoas e instituições sobre saberes e práticas ancestrais de cuidado e de cura, a partir do uso de plantas medicinais, benzos, rezas e orações em diversos territórios no país.

É possível enviar o seu Caderno para que seja publicado de forma gratuita na sessão Cadernos Vegetais no site do Selvagem.

A curadoria é feita pela Chã – coletiva da terra @chadeterra, e coordenada por Marília Nepomuceno @semarilia e Ana Paixão de Carvalho @paixao.ana.carvalho.

Marília Nepomuceno é brasileira nascida em Pernambuco, é uma mulher-cis negra, afro-indígena (também lida como parda) e mãe de duas crianças. Aprendiz para um bem viver, é co-coordenadora da Chã – Coletiva da Terra, cientista social, mestra em antropologia e técnica em agroecologia. Entre os ofícios de articuladora cultural, educadora popular e pesquisadora, co-coordena também o projeto “Cartografia de Parteiras Indígenas em Pernambuco”, além de colaborar em alguns outros projetos e ações que costuram diálogos entre a ecologia política, as relações humanas e mais que humanas, e as relações entre territórios, memória e patrimônio.

Ana Paixão de Carvalho é artista, documentarista, pesquisadora, agroflorestora e educadora popular. Há mais de 20 anos trabalha junto a povos indígenas e comunidades tradicionais na criação compartilhada nos campos do cinema, artes visuais e agroecologia. Investiga as relações entre memória, território, comunidades de cuidado e a convivência entre os seres humanos e mais que humanos. Dedica-se à criação de uma poética do cuidado e da regeneração, atravessada pela escrita, vídeo, fotografia, desenho, intervenção, plantio e outras linguagens. É co-coordenadora da Chã – Coletiva da Terra e co-idealizadora da Miriti – Escola do Comum. Mãe de dois filhos, vive na área rural de Paudalho, Zona da Mata Pernambucana.

Foto: @e.l.i.s.a.m.e.n.d.e.s ❤️

Para enviar o seu caderno, acesse o formulário no link da bio ou através do site: selvagemciclo.com.br/caderno

#selvagemciclodeestudos #cadernosselvagem #cadernosvegetais



Instragram